Vidigueira

Vidigueira

terça-feira, 21 de abril de 2015

A devoção a Nossa Senhora das Relíquias: Lenda e Procissão

Painel de azulejos da Quinta do Carmo alusivo à lenda


Conta a lenda que, há muitos anos atrás, uma Senhora com um manto brilhante apareceu em cima de um zambujeiro a uma menina pastora que não tinha o que comer. Após uma curta conversa entre ambas algo de impressionante aconteceu...

No local onde ocorreu este episódio foi erguido o Convento de Nossa Senhora das Relíquias, na Quinta do Carmo.

Os alunos da turma F, sendo curiosos e adeptos dos passeios, caminhadas e representação, ao iniciarem atividades no âmbito do Projeto de Promoção e Desenvolvimento do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo, logo conjecturaram ideias em torno da representação desta lenda de Vidigueira sobre Nossa Senhora das Relíquias: realizar uma visita à Quinta do Carmo, estudar a lenda e representá-la em desenho e vídeo, mostrar a devoção do povo da Vidigueira a esta Senhora e divulgar os produtos obtidos no blogue e facebook da escola a toda a comunidade. 


Eis o resultado deste grande trabalho de equipa.


Lenda de Nossa Senhora das Relíquias

"Havia um casal que vivia no monte dos Alfaiates, perto de Vidigueira. Viviam muito mal, e eram pessoas muito pobres, que tinham como ganha-pão pastorear o gado. Esse casal tinha uma filha que se chamava Maria. A Maria todos os dias ia pastorear o gado para o Monte da Várzea. Naquele dia a mãe chamou-a e disse-lhe:


- Maria vai, vai com o gado para o campo. E ela disse:
- Mãe como é que eu posso ir se estou cheia de fome? Tem que me dar um bocadinho de pão.
- Oh filha, mas a mãe não tem farinha. Vou à procura de farinha e talvez quando tu venhas já tenha amassado e tenha pão para te dar. Mas vai agora andando com o gado, por favor.





A menina foi pastorear o gado. Mas a fome já era tanta, tanta, tanta, que começou a chorar com fome e triste porque não tinha comer. 

Entretanto, sentiu atrás dela numa árvore, que nesta zona se chama zambujeiro, alguma coisa de estranho. Voltou-se e viu uma Senhora com um manto que brilhava em cima do zambujeiro e lhe disse:



- Não chores Maria, porque choras tanto?
- Oh Senhora, choro porque queria pão e a minha mãe não tem pão para me dar.
- Escuta vai lá a casa que eu tomo conta do gado. Vai! Vai! E vais ver que lá está uma arca cheia de pão.
- Mas como pode ser senhora, se quando eu saí de casa a minha mãe nem farinha tinha?!
- Mas vai! Vai! Acredita em mim que tomo-te conta do gado, vai Maria! Vai!
E a menina foi. Chegou a casa e disse à mãe:
- Mãe em cima do zambujeiro está uma senhora que brilha e diz que temos uma arca cheia de pão.
- Oh filha não pode ser, como é que isso pode ser? Então se eu nem farinha ainda tenho. Mas vamos ver, a senhora diz que sim, que está uma arca cheia de pão.




E a mãe foi, e abriu a arca. E realmente conta a lenda que a arca se encontrava cheia de pão. A mãe estupefacta, muito admirada e a menina também, foram chamar os vizinhos e distribuíram o pão que havia naquela arca por todos. Comeram e voltaram com a menina ao campo para verem a dita senhora que brilhava em cima do zambujeiro. 




Viram-na, viram-na, e diz a tradição popular que o manto resplandecia em cima do zambujeiro. 
Todos tomaram como milagre o fato de o pão aparecer na arca quando antes lá não havia nenhum e cada pessoa, levou então um raminho daquele zambujeiro como relíquia. Daí o nome de Nossa Senhora das Relíquias!"






A Lenda representada em desenho



O nosso trabalho realizado nos tablets na APP
SketchBook for Galaxy 



A dramatização da Lenda pelos pequenos, mas grandes atores, da turma F. 


Após... castings para escolha dos atores para cada personagem, ensaios, escolha de adereços e de locais para dramatização das cenas, identificação de colaboradores e muitas ideias, discussão e diversão eis o vídeo final com a Dramatização da Lenda de Nossa Senhora das Relíquias.  



Divulgado o vídeo, o trabalho da turma teve o seu reconhecimento: foi apresentado à Comunidade Escolar, a convite da Câmara Municipal de Vidigueira, integrado no programa da I Semana da Leitura, durante a Feira do Livro, na noite de 5 de junho.







Ficámos muito feliiiiiiiiiiiiiizes .... e orgulhosos!!!!!!




Procissão em honra de Nossa Senhora das Relíquias

A sua lenda tem sido transmitida de geração em geração e a devoção a Nossa Senhora das Relíquias tem perdurado ao longo do tempo, até aos dias de hoje. 

Essa devoção e demonstração de fé são visíveis na participação da população nas procissões em honra a Esta Senhora, que se realizam por altura da Quinta-feira de Ascenção e fim de semana seguinte. 







Procissão de dia 17 de maio de 2015 em
Honra de Nossa Senhora das Relíquias




Nessa procissão é costume verem-se meninas vestidas de Nossa Senhora das Relíquias, como forma de homenagem. Mostramos algumas dessas fotografias, e desde já agradecemos a todos os que tiveram a boa vontade de as partilhar, enriquecendo este nosso trabalho.


Anos 50
Anos 60


Anos 80
Anos 70






















Ano de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário