Vidigueira

Vidigueira

terça-feira, 21 de abril de 2015

Personagens históricas: Vasco da Gama


 Vasco da Gama nasceu em Sines em 1460 ou 1469. Morreu em Cochim, na Índia, no dia 24 de dezembro de 1524.

Foi um navegador e explorador português. A figura do Almirante marcou duas terras alentejanas: Sines, por ser a sua terra natal, e a Vidigueira.

Passou a infância e juventude em Sines, onde deu mostras do seu mérito e coragem na luta com os corsários que pirateavam no Oceano Atlântico, atacando os barcos portugueses. Quando tinha perto de 28 anos, na Era dos Descobrimentos, foi nomeado por D. Manuel para capitanear a armada que viria a descobrir o caminho marítimo para a Índia, em 1498. Destacou-se, assim, por ter sido o comandante dos primeiros navios a navegar da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada (2 anos e 2 meses), superior a uma volta completa ao mundo pelo Equador.

No fim da vida foi, por um breve período, Vice-Rei da Índia. Partiu para a sua última missão em Goa, na Índia, no dia 9 de Abril de 1524, enquanto desempenhava essas funções.

Em recompensa dos feitos valorosos do navegador, ao longo de uma vida dedicada ao serviço do reino, D. Manuel concedeu-lhe o título de Conde da Vila da Vidigueira.


Na  Vidigueira passou, talvez, os anos mais repousados e felizes da sua vida na Quinta do Convento de Nossa Senhora das Relíquias. E aqui ficaram depositados os seus restos mortais, depois de terem sido trazidos do oriente. Posteriormente, foi efetuada a sua trasladação para o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Nesta quinta também habitaram muitos dos seus descendentes, pelo que também este é um importante ponto de visita de interesse da Vidigueira.

Em sua homenagem podemos encontrar uma estátua, no Largo Vasco da Gama, em Vidigueira.


O nosso Grupo Coral também quis homenageá-lo e apresenta a moda Foi Conde da Vidigueira.





Sem comentários:

Enviar um comentário