Vidigueira

Vidigueira

terça-feira, 21 de abril de 2015

Museu Municipal de Vidigueira


O Museu da Vidigueira localiza-se no Largo Vasco da Gama, no remodelado edifício da antiga escola primária. O Museu Municipal de Vidigueira constitui um marco nos espaços culturais de todo o distrito.

Preservando a memória do próprio edifício, este espaço está organizado em dois grandes núcleos temáticos. 



No primeiro núcleo encontra-se retratada a história do ensino primário no concelho, através da história da própria escola onde se encontra o espaço, desde a inauguração do edifício em 1884, até 1991, ano em que findou a sua utilização para este fim.




















No segundo núcleo, surge-nos um espaço dedicado à economia das décadas de 30 e seguintes, através dos ofícios de que se ocupavam os habitantes do concelho, desde a agricultura até à indústria.


A coleção tradicionais é composta por um conjunto variado de objectos provenientes na sua grande maioria de doações particulares, de antigos artesãos, comerciantes, agricultores e pequenos industriais, dispostos a contribuir para a visão global do que foi a Vidigueira e o Alentejo do antigamente.






















Este espaço contribui muito para a compreensão cultural, histórica, social e económica da região, proporcionando aos visitantes uma experiência única de contacto com a Vidigueira.






 

Sem comentários:

Enviar um comentário