Vidigueira

Vidigueira

domingo, 19 de abril de 2015

Nota Introdutória

Nos passados meses de novembro e março, decorreram em Bruxelas, no Future Classroom Lab, duas sessões do Workshop Future Classroom Scenarios. 

Estes workshops foram promovidos pela European Schoolnet e inserem-se no âmbito do Programa de desenvolvimento profissional da Samsung concebido para professores que trabalham com equipamentos digitais em sala de aula. Contaram com a participação de professores de vários países europeus: Aústria, Croácia, Letónia, Itália, Espanha, Polónia, Portugal e Sérvia. 

Portugal esteve representado por professores das três escolas integradas no Projeto Promoção de Mudanças na Aprendizagem - Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI (AE de Vidigueira, AE de Ponte de Sôr e AE de Vendas Novas) e por um professor da Universidade de Évora, entidade parceira acompanhante do Projeto.

No decurso do primeiro workshop foi delineado o cenário de aprendizagem Conheces a tua terra?   

Para a sua concretização realizar-se-ão diferentes atividades que pretendem aliar o uso das tecnologias à apropriação de conhecimentos mais aprofundados sobre o local onde vivem os nossos alunos. Nele participam turmas dos três agrupamentos de escolas portuguesas referidos e de uma escola de la Spezia em Itália.

Através da realização de várias visitas de estudo ao meio ambiente envolvente e lugares de interesse do ponto de vista histórico, arquitectónico, cultural e gastronómico da sua vila, entre outras possíveis áreas, os alunos recolhem informações sob a forma de entrevistas, fotografias, vídeos. 

Em sala de aula, organizam a informação recolhida e complementam-na com pesquisas na internet, em livros, em revistas, usando os tablets ou computadores. Identificam também a sua localização usando geolocalização no Google Maps.

Os produtos a obter serão: textos, vídeos, apresentações em Powerpoint, audio-guias com geolocalização, entre outros.

Neste blogue poderá acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas B e F da escola sede do Agrupamento de Vidigueira, no âmbito deste cenário educativo, e visualizar os produtos que se obtiverem. Na sua construção estão envolvidos 39 alunos e 4 professores: dois professores titulares de turma (Luís Gama e Paula Barata) e 2 professores de apoio (Jorge Piteira e Fátima Ralha).

Turmas B e F numa visita à Vila Romana de S. Cucufate

P'los  professores responsáveis pelo projeto no AE de Vidigueira

Sem comentários:

Enviar um comentário