Vidigueira

Vidigueira

terça-feira, 21 de abril de 2015

Castelo da Vidigueira


 
Existem algumas indefinições quanto à real origem do Castelo de Vidigueira. Pensa-se que foi habitado por gente ilustre, nomeadamente Vasco da Gama (Conde da Vidigueira entre 1519 e 1524) e seus descendentes. 

Pensa-se, também, que terá tido uma configuração mais ampla. O Castelo foi muito mais do que a estrutura abandonada que se observa atualmente.

Mas não é fácil reconstituir as suas antigas estruturas. Pensa-se, como hipótese provável, a existência dum Palácio, rodeado por fortificações. É certo que não seria um Castelo importante, mas seria seguramente digno de receber semelhante designação. 

Janela manuelina




Ainda hoje se pode vislumbrar de lado uma janela de estilo manuelino, possivelmente pertencente ao presumível palácio. Talvez, esta pequena estrutura tenha sido ali colocada posteriormente. Em suma, desconhece-se a verdadeira localização e configuração do alegado Palácio.



Quanto à Torre de Menagem, "sobrevivente" a par da janela, existe, numa das suas fachadas, uma pedra de armas, aí colocada também posteriormente, exibindo as armas do Conde da Vidigueira, tal como foram dadas ao próprio Vasco da Gama (com escudete ao centro, formado por cinco escudetes postos em cruz).

Torre de menagem
Armas do Conde da Vidigueira














O abandono de todo este espaço que terá servido de estadia aos Condes da Vidigueira foi uma realidade. 


O próprio povo o ajudou a demolir, de forma ignorante, dado que lhe arrancava as pedras para construir as suas casas.

O vandalismo humano ditaria um fim sem prestígio para esta respeitável Fortaleza. Também a erosão do tempo, reduziu o Castelo a um patamar  enganador para muitos que o contemplam sem saber as suas origens verdadeiras.


Se um dia desejarem visitar o Castelo da Vidigueira, não hesitem em fazê-lo. Aliás, ali viveu gente que marcou História da Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário